Visualizações de página

SEJA BEM VINDO!

SEJA BEM VINDO A ONG AFRO

E QUE DEUS ESTEJA COM TODOS NOS!

ESPERO QUE GOSTE !

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

IBEJI os Gêmeos da Africa


Temos a baixo dois contos passados de geraçao a geraçao na terra yorubana e trazida com os negros africanos ao Brasil para os Afros Brasileiros sobre os Gemeos que sao lenbrados no mes de Setenbro como Cosme e Damião da igreja Catolica devida a influencia dos mesmos.


Existia num reino dois pequenos príncipes gêmeos que traziam sorte a todos.


Os problemas mais difíceis eram resolvidos por eles; em troca, pediam doces balas e brinquedos. Esses meninos faziam muitas traquinagens e, um dia, brincando próximos a uma cachoeira, um deles caiu no rio e morreu afogado. Todos do reino ficaram muito tristes pela morte do príncipe. O gêmeo que sobreviveu não tinha mais vontade de comer e vivia chorando de saudades do seu irmão, pedia sempre a Ifá ( uma das emanações de Deus na cultura Yoruba) que o levasse para perto do irmão.


Sensibilizado pelo pedido, Ifá resolveu levá-lo para se encontrar com o irmão no céu, deixando na terra duas imagens de barro. Desde então, todos que precisam de ajuda deixam oferendas aos pés dessas imagens para ter seus pedidos atendidos.



Naceram nas terras Yorubanas dois filhos gêmeos. Só que, quando eles ainda eram pequenos, houve uma epidemia que matou muitas crianças do povo, e um dos gêmeos morreu.


Os pais ficaram desesperados e sua mãe orando todos os dias aos ancestrais resolveu pedir sua ajuda. Esculpiu um boneco de madeira igual ao filho que havia morrido, vestiu-o e enfeitou-o como se fosse para uma festa e colocou-o no lugar de honra da casa. Todos os dias ela colocava uma oferenda aos pés da imagem e conversava com ela como se fosse seu filho vivo. Comovidos com seu amor pela criança, os Ancestrais yorubanos com intervenção de Olodumare ( Deus supremo) fizeram a estátua viver e a Mãe voltou a ter seus dois filhos.



ABRAONG


Nenhum comentário: