Visualizações de página

SEJA BEM VINDO!

SEJA BEM VINDO A ONG AFRO

E QUE DEUS ESTEJA COM TODOS NOS!

ESPERO QUE GOSTE !

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

PREMONITÓRIA DE CAUIM- Tupinanba

Cauim era o "vinho" dos indígenas tupinambás, que permitia alcançar um estado alterado de consciência induzindo à visões premonitórias e outros fenômenos para-normais.
Tal bebida era extraída de diferentes plantas, como a mandioca doce ou amarga, o milho e o caju. Entretanto, a mais usual era a mandioca, que os índios plantavam para os rituais.

Este vinho também era feito do abacaxi, do ananás, da mangaba, da pavoca, da jabuticaba, da batata e do jenipapo. Sua preparação era realizada exclusivamente por mulheres jovens, mas sob o olhar atento das mais velhas. Se o homem tomasse parte deste ritual tirariam suas virtudes próprias e seus poderes premonitórios. Este trabalho feminino consistia em mascar as frutas e impregná-las de saliva. Procedimento semelhante era realizado pelos Incas no preparo de "Agna", bebida alcoólica, onde somente mulheres mastigavam o milho para fermentá-lo.

Uma característica importante, era que as índias que participassem deste labor deveriam ser virgens, ou pelo menos, guardassem durante um longo tempo a castidade. As moças bonitas também tinham preferência.

A explicação científica para ser usada a mastigação é que a saliva ajuda na sacarificação do amido, pelo fermento. Assim ocorre a produção de gases e elevação da temperatura da bebida, daí a sensação de que estivesse quente.

Nenhum comentário: